PROGRAMA

CONTEXTILE 2012__1 set –  14 out

CASA DA MEMÓRIA | 2ª a Domingo 10h-20h | Avenida Conde Margaride, nº 490-502

Exposição Internacional

Têxtil reflexivo, provocador, apaziguador, contador de histórias e crítico caracteriza as obras de 52 artistas provenientes de vários países da Europa, incluindo Portugal, América do Norte e Sul, Israel, Rússia, China, Taiwan e Austrália. Influenciadas por várias culturas, as peças mostram o cruzamento de novas linguagens estéticas e plasticidades, mantendo o têxtil como elemento principal. Elevada criatividade, originalidade e competência técnica – pela construção, tema, conceito ou material utilizado, foram os critérios do júri para a seleção das obras de arte únicas em exposição.

In Factory

Duas empresas da região abriram as suas portas para receber artistas em residência. O objetivo foi o de aproximar e integrar a indústria têxtil na Contextile 2012, bem como revelar ao público uma nova face do têxtil da região de Guimarães em comunicação com a arte contemporânea. Ernesta Dikinytè (Lituânia), designer têxtil, desenvolveu o projeto “Invisible People” na Pereira da Cunha SA. Francesca Piñol (Espanha), com formação em antropologia e design têxtil, concretizou o seu projeto “Blau” e “Cercle” na Sampedro.

Bordado de Guimarães

O Bordado de Guimarães é o retrato de um legado valioso de técnicas com especificidade local e com uma identidade distinta dos restantes bordados nacionais. Com o intuito da sua renovação, as artesãs têm vindo, ao longo dos anos, a abrir as portas à irreverência da criação contemporânea, com efeitos surpreendentes. A artista Monika Järg (Estónia), em parceria com artesãs da Oficina, está a desenvolver uma instalação em que interliga bordados com madeira numa abordagem inovadora. (residência artística a decorrer até final de Agosto 2012)

Arquivo Fabril

A Pereira da Cunha SA, empresa têxtil sediada em Guimarães, foi convidada a exibir publicamente o seu arquivo de amostras de tecidos produzidos desde 1936, ano de abertura da fábrica. Com esta instalação “cronológica”, o público pode conhecer a história dos produtos desta empresa, verificar a sua qualidade e evolução técnica e apreciar o seu efeito estético e criativo e não apenas utilitário. Valoriza-se o lado artístico destes materiais, partilhando verdadeiras obras de arte.

 

PAÇO DOS DUQUES | 2ª a domingo 10h-18h | R. Conde D. Henrique

Rewind History Extensão de Kaunas Biennial Textile’ 11

A Ideias Emergentes tem participado, nos últimos anos, na Kaunas Biennial (Lituânia), um dos mais importantes eventos de cultura têxtil no mundo, promovendo a presença de artistas portugueses. Em 2011, aliou-se ao projeto como parceiro oficial, edição em que Portugal foi um dos países convidados. Este ano, a Kaunas Biennial participa na Contextile 2012 para apresentar Rewind History. O projeto resultou de um convite da Kaunas Biennial à curadora Rasa Andriušytė-Žukienė, que organizou um conjunto de obras combinando a base tecnológica (obras feitas com um tear Jacquard computadorizado) e o tema (perspetiva histórica). Em exposição estão peças originais de arte têxtil, criadas por vários artistas lituanos, a partir da reprodução de obras clássicas.

 

ARQUIVO MUNICIPAL ALFREDO PIMENTA 2ª a sexta 9h-12h30 / 14h – 17h30 | Rua João Lopes de Faria, 12

Gisela Santi_Exposição antológica

A artista Gisela Santi, de origem italiana, viveu grande parte da sua vida em território português. O seu contributo foi de enorme importância para o florescer da arte têxtil contemporânea em Portugal. Fundou a Cooperativa ARA de tapeçaria e criou o Grupo 345 – Associação de Tapeçaria Contemporânea Portuguesa, com o objetivo da promoção desta atividade através de exposições, formação e projetos. Gisela Santi permanece hoje um marco inegável no que diz respeito à arte têxtil portuguesa.

 

CENTRO CULTURAL VILA FLOR | 2 e 3 Out | 9h30-18h30 | Av D. Afonso Henriques, nº 701

Conferência internacional_ “Arte Têxtil Contemporânea: que perspetivas?”

Despertar o interesse pela arte têxtil e discutir a situação nacional e internacional é o objetivo principal da conferência. Especialistas apresentam seus estudos e experiências em questões de mercado, promoção e a situação da arte têxtil nas escolas artísticas. O evento é de participação gratuita, aberto a todos os interessados, mas necessita de inscrição. Em português/inglês com interpretação em simultâneo para inglês/português. Programa detalhado e ficha de inscrição

 

PLATAFORMA DAS ARTES (Black Box) | 1 de Set. 20h00 / 2 de Set. 17h30, 19h | Avenida Conde Margaride

4 Million_performance

O elemento têxtil ganha uma nova forma e vida aliado à performance. Bailarinos lituanos interagem em palco num espetáculo interdisciplinar da coreógrafa Né Barros (Porto) e da artista plástica Patricija Gilytè (Kaunas). A iniciativa é uma parceria da Ideias Emergentes / Contextile com AURA DanceTheatre da Lituania, tendo sido enquadrada na Kaunas Biennial Textile ’11. FOLHA DE SALA

 

INFORMAÇÕES GERAIS

Ingresso

Todas as exposições, performance e conferência são de entrada gratuita.

Visitas guiadas

Visitas guiadas gratuitas às exposições. Mediante marcação prévia com antecedência mínima de uma semana.

Conferência “Arte Têxtil Contemporânea: que perspetivas?”

Participação gratuita. Necessário efetuar inscrição prévia. Descarregue o formulário em https://contextile.wordpress.com e envie para contextile.trienal@gmail.com

Em português/inglês com interpretação em simultâneo para inglês/português.

  • Receba todas as noticias e actualizações sobre a Contextile no seu email

    Junte-se a 87 outros seguidores

  • Visitas

    • 43,571 hits
%d bloggers like this: