CONFERÊNCIA

Arte Têxtil Contemporânea: que perspetivas?

2 e 3 OUTUBRO | CENTRO CULTURAL VILA FLOR | GUIMARÃES

Inserida na GUIMARÃES 2012 – Capital Europeia da Cultura realiza-se em setembro e outubro de 2012 a 1ª edição da CONTEXTILE 2012 – Trienal de Arte Têxtil Contemporânea, um evento de âmbito internacional, de arte contemporânea, que tem o têxtil como elemento de referência na Reflexão, Investigação e Criação, nas diversas formas de expressão e de representação artística.

Numa ligação estreita com os territórios de tradição têxtil, esta Trienal pretende ser um espaço eclético de promoção do diálogo entre artistas, criadores, a comunidade (cidadãos e empresas locais) e a cidade que a acolhe, contribuindo assim para o processo de diversificação da economia e das indústrias culturais e criativas das regiões.

A CONTEXTILE tem como proposta e missão: dar visibilidade à Arte Têxtil; mobilizar e incentivar os artistas para uma abordagem inovadora e experimental das artes visuais; assumir-se como Plataforma Criativa e de debate de ideias/projetos, desenvolvimento de redes internacionais, troca de boas práticas interdisciplinares e académicas.

No âmbito da sua programação, a equipa da CONTEXTILE 2012 está a organizar uma Conferência que pretende fazer um ponto de situação, nacional e internacional, sobre a Arte Têxtil. Não terá uma abordagem temática, mas antes um caráter generalista e abrangente, e será dividida em dois eixos de trabalho:

1 – diagnóstico, mercados e perspetivas; 2- que lugar nas escolas artísticas?

Contamos com a presença de convidados especializados, provocados para apresentar os seus estudos, trabalhos e experiências, nomeadamente nas questões do mercado, da realização de eventos de promoção e da situação da Arte Têxtil no universo dos programas das escolas artísticas, questões atuais que se movem em torno da reflexão sobre a Arte Contemporânea.

Nestes dois dias de fórum, ocorrerão momentos de análise e debate, bem como apresentações de boas práticas, nacionais e internacionais, numa abrangência que envolverá um público especializado, mas também aberta a todos os interessados. Entrada gratuita, Inscrição até 1 de Outubro.

PROGRAMA

2 de Outubro

9h30 Receção dos convidados e dos participantes

10h00 Abertura oficial / sessão de boas vindas: Saudação e apresentação da CONTEXTILE 2012 / Saudação da GUIMARÃES 2012 – Capital Europeia da Cultura

10h30 ARTE TÊXTIL CONTEMPORÂNEA: diagnóstico, mercados, perspetivas.

Oradora: Beatrijs Sterk (Secretária Geral da ETN – European Textile Network).
Titulo:
Opportunities to show textile art in Europe

Convidados: Augusto Canedo, Bienal de Cerveira e Galeria Por Amor à Arte

Moderadora: Lala de Dios (Presidente da ETN – European Textile Network)

13h00 Almoço livre

14h30 Speed Projects 10 minutos + 10 imagens

Tessitura”, Ana Abreu, Portugal; Não uso linhas porque sou mulher, uso linhas porque sou poeta”, Ana Tecedeiro, Portugal; Uma peça tingida e tricotada”, Brígida Ribeiros, Portugal; As novas tecnologias e a arte Têxtil atual – Astrid Knogh”/ “Têxtil e a mulher, poder, mito e narrativa” /“Têxtil tradicional e o seu legado na arte contemporânea – um percurso”, Dora-Iva Rita, Portugal; Indeterminate craft”, Elizabeth Roy, Canadá; The fabric of the city”, Katie Mcgown, Reino Unido; The Toms Pauli Foundation and the heritage of the Lausanne International Tapestry Biennials”, Magali Junet _ Fondation Toms Pauli, Suíça; Do sentir / Por sentir”, Rute Rosas, Portugal; “Textile Metaphor”, Francesca Piñol, Espanha.

16h30 Pausa para café + speed dating

17h30 Debate

Moderadora: Conceição Rios, Comissariado Científico Contextile 2012

18h30 Visita guiada à Exposição Internacional e Exposições In Factory e Espólio Fabril (Casa da Memória)

3 de Outubro

9h30  ARTE TÊXTIL CONTEMPORÂNEA: que lugar nas Escolas Artísticas?

Oradora: Lesley Millar (Professora de Cultura Têxtil, Directora do Centro de Investigação Têxtil Anglo Japonês da University for the Creative Arts, Reino Unido). 

Titulo: Inside/outside: textile art and art education

Convidados: Francisco Laranjo, Director da FBAUP (Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto); Hugo Ferrão da FBAUL (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa).

Moderador: Orenzio Santi, Escola Secundária Artística António Arroio

11h00 Pausa para café + Speed Dating

12h00 Debate

Moderador: Orenzio Santi, Escola Secundária Artística António Arroio

13h00 Almoço

14h30 Speed Projects 10 minutos + 10 imagens

Workshop com os meninos dos Anjos”, Ana Maria Gonçalves, Portugal; Histórias com fio e dedal – uma atividade educativa sobre a Tapeçaria Alcácer Quibir de Paula Rego”, Joana Macedo, Portugal; Extreme Têxtil – perseverança, delicadeza e força”, Rita Carvalhas, Portugal,Uma arte em perigo: os tecelões do Museu Nacional Boubou Hama em Niamey, Niger”, Lala de DiosElasticidade/plasticidade”, Rute Rosas, Portugal.

17h30 Encerramento Oficial

18h00 Visita à Exposição REWIND HISTORY (extensão Textile ’11), Paço dos Duques, e Gisela Santi: exposição antológica, Arquivo Municipal Alfredo Pimenta.

.

Nota1: Em português/inglês com interpretação em simultâneo para inglês/português.

Nota2: Serviço de Babysitting disponível por marcação. A educadora Liliana Martins estará numa sala do Centro Cultural Vila Flor a prestar este apoio. O serviço é externo e independente sendo pago mediante acordo com a referida educadora.  

.

SPEED PROJECTS – 10 minutos / 10 imagens 

Os Speed Projects são apresentações individuais que ocorrem em dois momentos da Conferência. O desafio foi lançado em Julho passado para que os interessados apresentassem as suas candidaturas até 7 de setembro, procurando abordar temas como a educação artística, produção artística, experiências de mercado entre outras relacionadas com os grandes eixos de abordagem da Conferência: 1-diagnóstico, mercados, perspetivas;   2-que lugar nas Escolas Artísticas?

No total foram recebidas 22 candidaturas, que foram depois submetidas a uma avaliação e seleção segundo critérios de ligação aos eixos de abordadem, à arte têxtil e diversificação de trabalhos com o objetivo de tornar as sessões interessantes e pertinentes na compreensão do universo da Arte Têxtil. A apresentação de cada autor dos Speed Projects será dinâmica, curta e concisa, não excedendo os 10 minutos, sendo acompanhada de imagens, seguindo-se um debate moderado por Conceição Rios, do Comissariado Científico da Conferência. 

.

download

BIOGRAFIA RESUMIDA BEATRIJS STERK (Secretaria geral da ETN, oradora, Holanda)

BIOGRAFIA RESUMIDA LALA DE DIOS (Presidente da ETN,  moderadora, Espanha)

BIOGRAFIA RESUMIDA LESLEY MILLAR (Professora de Cultura Têxtil, oradora, Reino Unido)

BIOGRAFIA RESUMIDA ORENZIO SANTI (Professor na Escola Secundária António Arroio, moderador, Portugal)

PROGRAMA (conferência)

FICHA DE INSCRIÇÃO (conferência)

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Speed Projects) (receção de candidaturas encerrada)

Anúncios
  • Receba todas as noticias e actualizações sobre a Contextile no seu email

    Junte-se a 87 outros seguidores

  • Visitas

    • 43,670 hits
%d bloggers like this: